RELATÓRIO "AS IS" DE BARRAGENS
INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS
RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA REGULAR (RISR) DE BARRAGENS
REVISÃO PERIÓDICA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS (RPSB)
ENGENHARIA DE REGISTRO EM BARRAGENS DE MINERAÇÃO
ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE TALUDES EM SOLO E EM ROCHA
Estabilidade de Encostas e Diagnósticos referem-se ao procedimento de estudos técnicos para a determinação do grau de segurança e sua obtenção na tratativa de encostas de corte e de aterro existentes ou projetados.
A D²Geologia conta com uma equipe de profissionais com comprovada experiência e desenvolve os estudos de Estabilidade de Encostas e Diagnósticos com aplicação de modernos programas de modelagem e análise computacionais.
PROJETO DE ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES EM SOLO E ROCHA
CARACTERIZAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
PROJETO DE OBRAS DE CONTENÇÃO
A etapa da Elaboração de Projetos Geotécnicos é ferramenta orientadora para a execução, entre outros, de serviços de escavações de valas a céu aberto, de implantação de aterros, de escoramentos e arrimos, de barragens e estruturas anexas e de estabilização de taludes.
PROJETOS DE FUNDAÇÕES
A Elaboração de Projetos Geotécnicos, com a consolidação de todos os resultados de ensaios tecnológicos, pareceres e anteprojetos norteia e define o detalhamento gráfico e os procedimentos a serem efetivamente implantados e observados. É relacionada com o comportamento de solos e rocha ante a ação antrópica sendo aplicável para a prevenção de desmoronamentos, deslizamentos e problemas estruturais em fundações.
ACOMPANHAMENTO DE OBRAS GEOTÉCNICAS
CONSULTORIA PARA OBRAS GEOTÉCNICAS
INSTRUMENTAÇÃO DE OBRAS GEOTÉCNICAS: PIEZOMETRIA, INCLINOMETRIA E MONITORAMENTO DE RECALQUES
A Instrumentação e o Monitoramento Geotécnico são desenvolvidos com o objetivo de se acompanhar as deformações sofridas pelos maciços decorrentes da existência de sobrecargas ou pelas condições do próprio meio.
A Instrumentação e o Monitoramento Geotécnico possibilitam a quantificação dinâmica do maciço e prever possíveis impactos decorrentes da execução de obras de engenharia, através do monitoramento de recalques e deslocamentos em barragens e diques e das deformações horizontais em aterros e fundações.
A D²Geologia possui equipe especializada para o acompanhamento e interpretação de dados obtidos de instrumentos geotécnicos, para controle do nível do aquífero e subpressões, avaliação de susceptibilidade de deslocamentos ou movimentação de massas e para verificação do comportamento de estabilidade global e recalques de estruturas ao longo do tempo além de executar a instalação, entre outros, dos seguintes instrumentos:
- Piezômetros Casagrande e de Corda Vibrante
- Medidores / Indicadores de Nível D´Água
- Inclinômetros
- Marcos Superficiais
- Pinos / Marcos de Recalque
- Referência de Nível Profunda
- Tassômetros
INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA
REALIZAÇÃO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO E ROTATIVAS
A execução de Sondagens Geotécnicas é essencial para a elaboração de projetos nas áreas da engenharia, de meio ambiente, da mineração e da geotecnia pois possibilitam a caracterização geológico-geotécnica e determinar as propriedades mecânicas das camadas de solo e rocha que sustentam a área de interesse.
As Sondagens Geotécnicas podem ser feitas pela aplicação de métodos diretos de investigação, através da execução de sondagens ou pela abertura de trincheiras e poços de inspeção que, além de fornecer o nível d’água local, permitem determinar as espessuras e os índices de resistência e identificar os constituintes e as estruturas das diferentes camadas de solos e rochas do terreno. Permitem ainda a coleta de amostras (deformadas e/ou indeformadas) para a realização de ensaios de laboratório, com determinação de suas propriedades mecânicas.
COLETA DE AMOSTRAS DEFORMADAS E INDEFORMADAS
ENSAIOS DE LABORATÓRIO: GRANULOMETRIA, CARACTERIZAÇÃO COMPLETA, CBR, OEDOMÉTRICO, PERMEABILIDADE, CISALHAMENTO DIRETO E TRIAXIAIS
REALIZAÇÃO DE ENSAIOS DE PERCOLAÇÃO IN SITU
EXECUÇÃO DE OBRAS EM SOLO GRAMPEADO
ENSAIOS EM TIRANTES E CHUMBADORES
Os ensaios de arrancamento são realizados em grampos com um trecho inicial livre seguido de um trecho injetado. Deve-se garantir que não haja preenchimento de nata no trecho livre (caso dos tirantes, em que a barra fica protegida por um tubo plástico, graxa e envolto por nata).
REBAIXAMENTO DE NÍVEL D’ÁGUA