SONDAGENS PARA FINS AMBIENTAIS
As Sondagens Para Fins Ambientais são executadas com o objetivo principal a instalação de Poços de Monitoramento e devem ser locadas, em campo, considerando-se a disposição das possíveis fontes de poluição existentes e pretéritas no local. Os materiais perfurados são amostrados, a cada metro ou a cada mudança pedológica / litológica, devendo ser descritas por profissional habilitado (geólogo).
A execução de Sondagens Para Fins Ambientais é normatizada, no Brasil, pela Norma ABNT NBR 15492 – Sondagem de Reconhecimento Para Fins de Qualidade Ambiental – Procedimento.
A 2dGeo conta com equipamentos próprios e equipes formadas por profissionais com experiência comprovada, adquirida ao longo da execução de diversos projetos, com atuação em todo o território nacional, sempre norteadas pela qualidade de seus serviços e a satisfação de seus clientes.
POÇO DE MONITORAMENTO
Instrumento permanente de monitoramento ambiental o Poço de Monitoramento permite o acesso direto ao aquífero e a coleta de amostras de águas subterrâneas.
O Poço de Monitoramento possibilita, desta forma, a localização do nível freático, a caracterização hidráulica do aquífero e avaliar a presença de contaminantes através da realização de ensaios físicos e físico-químicos em amostras de solo (coletadas na fase de implantação) e de água subterrânea.
É regulamentada, no Brasil, pelas normas NBR 15495-1:2007 “Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulados. Parte 1:Projeto e Construção” e 15495-2:2007 “Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulados. Parte 2: Desenvolvimento”.
SONDAGEM A TRADO
A Sondagem a Trado (ST) é um método direto de investigação do solo cuja ferramenta de perfuração consiste de um amostrador constituído por lâminas cortantes (trado), espiraladas ou convexas, que tem por objetivo identificar as diferentes camadas, e suas espessuras, que sustentam o solo da área de estudo.
A Sondagem a Trado pode ser executado manual ou mecanicamente e permite a determinação do nível freático local quando observado e a coleta de amostras deformadas de solo para análise táctil-visual por profissional habilitado e posterior envio para laboratório para os ensaios de caracterização do solo, entre outros.
A execução da Sondagem com Trado é normatizada pela norma 9603:1988 “Sondagem a Trado: Procedimento”
SONDAGEM A PERCUSSÃO / SONDAGEM SPT
A Sondagem a Percussão ou Sondagem SPT é um método direto de investigação que consiste de perfurações executados no terreno, que tem por objetivos determinar os tipos de solo, suas profundidades de ocorrência e seus índices de resistência a penetração e, quando observado e a posição do nível d’água local.
Na Sondagem a Percussão ou Sondagem SPT as operações de sondagem, propriamente dita, e de amostragem de solos são usualmente são intercaladas, metro a metro, com ensaios SPT (Standad Penetration Test), o que possibilita a determinação dos índices de resistência a penetração das diferentes camadas perfuradas. A Sondagem a Percussão ou Sondagem SPT possibilita a execução de ensaios adicionais “in situ”, tais como os ensaios de permeabilidade em solos (ensaio de infiltração) e de obtenção da medida do torque necessário para romper a adesão solo-amostrador do ensaio SPT (Sondagem a Percussão com medida de Torque ou SPT-T).
A execução Sondagem a Percussão ou Sondagem SPT é normatizada pela norma NBR 6484:2001 e representa uma ferramenta indispensável para a elaboração de projetos de fundação para qualquer tipo de obra, seja para implantação de edificações ou obras de arte, entre outras.
SONDAGEM ROTATIVA
A Sondagem Rotativa é um método direto de investigação de solos e rochas executado por meio de um conjunto motomecanizado provido de hastes, barrilete amostrador e coroa de corte, cuja execução permite a obtenção de amostras e a descrição das litologias constituintes do maciço rochoso e possibilita a determinação dos parâmetros geomecânicos em testemunhos de rochas, sejam eles relativos ao maciço rochoso (coerência e grau de alteração) ou às descontinuidades (grau de fraturamento, inclinação das descontinuidades, características das superfícies) ou ainda mistos (RQD e condutividade hidráulica).
A Sondagem Rotativa, com utilização de coroa diamantada, representa um dos métodos mais eficientes, seguros e confiáveis aplicados na prospecção, pesquisa e avaliação de jazidas possibilitando dimensionar, possibilitando a quantificação e a qualificação de depósitos minerais em profundidade e/ou em superfície.
SONDAGENS ROTATIVAS MISTAS
A Sondagem Rotativa ou Sondagem Mista é aquela que conjuga num mesmo furo a metodologia da sondagem a percussão, com ensaios SPT metro a metro, quando em solo e a sondagem rotativa, quando em rocha.
A Sondagem Rotativa Mista ou Sondagem Mista é iniciada através da Sondagem a Percussão ou Sondagem SPT até o impenetrável, seja pela presença de matacões, de concreções lateríticas ou pela presença do topo rochoso e, a partir daí, o avanço da perfuração é feita com a aplicação da Sondagem Rotativa, realizada com utilização de uma sonda rotativa.
A Sondagem Rotativa Mista ou Sondagem Mista, além importante ferramenta para as indústrias da construção civil e de mineração representa o método de investigação mais completo a disposição da Geologia de Engenharia.
POÇOS DE INSPEÇÃO
A abertura de Poços de Inspeção, valas e trincheiras constituem algumas das metodologias de investigação geológica ou geotécnicas do subsolo. A escolha da melhor metodologia de sondagem deve ser feita em função dos objetivos de projeto.
A abertura de Poços de Inspeção, valas ou trincheiras é executada com a finalidade de permitir o acesso de um observador para realização de inspeções e de mapeamento geológico-geotécnico de suas paredes e piso. A abertura de Poços de Inspeção, valas e trincheiras possibilita ainda a obtenção de amostras representativas de solo, seja ela indeformada ou deformada.
Poços de Inspeção, valas e trincheiras representam algumas das metodologias de investigação utilizadas em Geologia de Engenharia, sendo ferramenta utilizada para o desenvolvimento de sondagens dos diferentes elementos constituintes de pavimentos viários.
PENETRÔMETROS DINÂMCOS LEVES
A Sondagem a Penetrômetro Dinâmico Leve (PDL) ou ensaio PDL consiste na cravação de um conjunto de hastes por meio do impacto da queda livre de um peso com 10kg, de uma altura de 0,50m (velocidade de cravação de aproximadamente 15 a 30 golpes por minuto) e permitem caracterizar a estratigrafia local e as resistências dos solos compressíveis.
O processo de cravação das hastes da Sondagem a Penetrômetro Dinâmico Leve (PDL) é feita por processo estritamente manual, com rapidez e eficiência e baixo custo de execução.
a 2 dGeo conta com equipe com experiência e estrutura necessária para a execução de Sondagem a Penetrômetro Dinâmico Leve (PDL) e executa campanhas de investigação geológica e/ou geotécnica em todo o território nacional.
COLETA DE AMOSTRAS
A Coleta de Amostras de Solo tem por objetivo a obtenção de amostras, deformadas ou indeformadas, para a realização de ensaios de caracterização física e mecânica dos materiais e contribuir para um melhor dimensionamento das obras de engenharia geotécnica.
A Coleta de Amostras de Solo pode ser executada manualmente, por meio de escavações de poços de inspeção, valas e trincheiras ou por sondagem a trado manual ou mecanizada por meio da aplicação, por exemplo, das metodologias de trado mecanizado e sondagens rotativas. Em função do tipo de solo e do objetivo do processo devem ser utilizados amostradores especiais, tais como os do tipo Shelby e Denison.
A 2 dGeo conta com equipe especializada e executa os serviços de Coleta de Amostras de Solo com excelência e a garantia da qualidade de seus serviços.